Cuidados necessários com a suspensão

A suspensão é um conjunto de peças presente em veículos que é responsável por absolver as irregularidades do terreno e manter todas as rodas no chão.

suspensão no carro

O sistema de suspensão absorve, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também é responsável pela estabilidade do automóvel. O conjunto de suspensão pode ser considerado como um filtro mecânico, pois pode permitir ou rejeitar faixas de frequências do espectro da excitação do solo.

Suspensão independente é aquela que cada um dos lados estão ligados às rodas de forma independente, ou seja, se uma roda passar por um desnivelamento, somente ela será deslocada, não modificando o posicionamento da roda oposta.

Já uma suspensão rígida, também chamado de ponte ou eixo rígido, as rodas estão ligadas diretamente por meio de um eixo. Se uma das rodas se deslocar devido a um desnivelamento, a roda oposta também irá se deslocar. A suspensão independente é mais frágil que a rígida e exige cuidados especiais dependendo do veículo ao qual será utilizada.

Procure verificar periodicamente os amortecedores que geralmente dura em média 40 mil quilômetros. Sinais de ruídos algum barulho mínimo procure um mecânico. Verifique as buchas de borracha e o jogo de molas. Caso você pretenda rebaixar o carro fique atento ao limite de 10 cm.

Para conservar a suspensão procure desviar dos buracos reduzindo a velocidade, aceleração nos quebra-molas compromete a vida útil das peças o que geralmente promove mais idas na oficina. Se você costuma viajar muito por estrada de terra procure dirigir cuidadosamente desviando dos buracos não exceda com a quantidade de bagagem, verifique no manual do fabricante o peso ideal. Além de forçar muito o conjunto aumentando ainda mais o desgaste das peças.

Procure fazer manutenção periódica e procure dirigir cuidadosamente essa é a melhor forma para prevenir o desgaste da sua suspensão.

Compartilhe sua opinião e experiência com o tema!

Precisando de mais informações não deixe de visitar o nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *