As vantagens do farol de LED

Atualmente, com mais tecnologias disponíveis no mercado e com o gosto pela personalização se tornando mais comum, muitos proprietários se confundem entre os diversos tipos de lâmpadas de faróis automotivos, suas aplicações, vantagens e desvantagens.

Os faróis de LED ganharam destaque nos últimos anos, tanto pela eficiência energética como pelo alto valor estético, contribuindo para o design de modelos mais modernos. A seguir, conheça as vantagens do LED.

farol de LED no Chevrolet Cruze

Diferenças entre o LED e as lâmpadas halógenas.

O farol de halogênio ainda é o mais comum e mais utilizado no mundo automotivo. Sua utilização difundida se dá tanto pelo baixo custo de produção e reposição, como pela vida útil de, aproximadamente, mil horas de utilização.  De construção mais simples, as lâmpadas halógenas têm ótima relação custo-benefício e seu comportamento é menos ofuscante.

Entretanto, com a evolução da iluminação e do design, as lâmpadas de LED se tornaram centrais pelas vantagens que oferece em relação às halógenas.

Vantagens do LED

As lâmpadas de LED não possuem filamentos como as halógenas. Diferentemente, são iluminadas pelo movimento de elétrons em um material semicondutor, sendo muito mais econômicas (aproximadamente 74% a mais que as halógenas) e duráveis (cerca de 5 mil horas).

Menores, as lâmpadas de LED também são mais personalizáveis, adaptando-se a diversos estilos e podendo formar designs diferenciados.  

O LED apresenta, ainda, luminosidade na temperatura de 5.600 Kelvin, o que se traduz em uma tonalidade mais azulada e mais brilhante que as de halogênio.

Em termos práticos, além de durar mais, elas também iluminam mais, como o coeficiente de eficiência luminosa indica. Para se ter uma ideia, enquanto uma lâmpada halógena apresenta, em média, uma eficiência luminosa de 20 lúmens por Kelvin, a média da de LED é muito superior, de 60 lúmens por Kelvin.

Apesar do LED apresentar custos de produção e reposição mais altos, exigindo uma estrutura mais reforçada ao redor das lâmpadas, suas vantagens se comunicam melhor com os padrões de qualidade exigidos nos dias atuais. Isso sem mencionar a enorme contribuição para o design, deixando os carros ainda mais bonitos.

Para ler mais notícias, acesse www.blogdacvc.com.br. Informações sobre a CVC Chevrolet visite nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *